Fechando o mês na Movimentação Bancária. (Bloquear Inclusão de registros)

 

Melhore sua gestão financeira

O controle bancário é um poderoso instrumento de gestão, pelo qual o empresário pode verificar com rapidez e eficiência a disponibilidade de seus recursos. Contribui, ainda, para a tomada de decisões acertadas e melhoria do fluxo financeiro.

O controle bancário tem duas finalidades importantes:

• confrontar os registros da empresa e os lançamentos gerados pelo banco, além de apurar as diferenças nos registros, se isso ocorrer;

• gerar informações sobre os saldos bancários existentes, inclusive verificando se são suficientes para pagar os compromissos do dia.

Os valores mantidos nos bancos são considerados ativos líquidos, portanto exigem administração cuidadosa. Em primeiro lugar, no aspecto da segurança, porque os erros e as fraudes normalmente acontecem por falta ou falhas de controle, podendo causar danos (muitas vezes fatais) à vida da empresa.

Em segundo lugar, o disponível reúne os meios com os quais as empresas saldam seus compromissos e realizam seus investimentos. Portanto, estes controles devem ser rígidos.

Uma regra de ouro a considerar é que todos os pagamentos devem ser efetuados em cheques ou por meios eletrônicos, nominais, constituindo prova cabal da operação.

Para se ter um controle eficaz é necessário fazer o registro diário de toda a movimentação bancária e apurar os saldos existentes. As contas bancárias devem ter registros (fichas) individualizados, para verificação dos saldos existentes em cada uma delas.

É preciso registrar todos os depósitos e créditos efetuados na conta da empresa, bem como todos os pagamentos feitos por meios bancários e demais valores debitados (tarifas bancárias, CPMF, juros sobre saldo devedor, contas de energia, água e telefone, entre outras).

O controle das contas bancárias é mais fácil de ser executado do que você imagina. O modelo abaixo apresenta os campos de anotações de cada lançamento, como: histórico do lançamento, valores nas colunas de débito ou de crédito e o saldo existente, que deverá ser comparado com o saldo do banco.

Empresa: Comercial Modelo Ltda

CONTROLE DE MOVIMENTO BANCÁRIO

Número da Conta: 11.345-6          Banco: XYZ          Agência: 789-0          Data: Julho/2007

DIA

HISTÓRICO

ENTRADAS

SAÍDAS

SALDO

2

Saldo anterior

1.000,00

2

Recebimento de clientes

500,00

1.500,00

2

Depósito em cheques

1.000,00

2.500,00

2

Débito em conta – Água

50,00

2.450,00

2

Pagamento de fornecedores

100,00

2.350,00

2

Saldo Débito em conta – CPMF

500,00

1.850,00

2

Débito em conta – Empréstimo

600,00

1.250,00

SALDO A TRANSPORTAR

350,00


Perguntas